terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ficus Retusa #1

Como primeiro projecto, apresento um ficus retusa de 1996 que tenho em minha posse desde Junho de 2007.
Foi a última árvore que trabalhei no meu curso de bonsai Nível 1, que fiz no Wingarden, e fiquei apaixonado por este bonsai.
Foi igualmente o primeiro bonsai que comprei, e as fotografias mostram o desenvolvimento ao longo do trabalho de um ano.
A primeira fotografia mostra como chegou à minha casa, em Junho de 2007, após o transplante, a defoliação e uma primeira estilização.
Na segunda fotografia, mostra-se uma fase intermédia, em Outubro de 2007.
A última fotografia mostra o aspecto actual, em Outubro de 2008.
O objectivo de desenvolvimento agora é o de densificar melhor os patamares e trazer a folhagem para mais perto do trono, para equilibrar melhor a copa do bonsai. Em Junho de 2009, vou transplantá-lo para um vaso novo, ainda a escolher.
Em princípio, posteriormente irei tentar promover o surgimento de novas raízes aéreas para melhorar o nebari.







































Sem comentários: