segunda-feira, 12 de abril de 2010

Eleagnus Pungens

Este é um dos projectos que tenho desenvolvido no Curso no Jardim Bonsai de Tavira com o Rui Ferreira.

Tomei contacto com esta espécie no Jardim de Bonsai, ao ver os espécimes que o Rui tem lá expostos e que são fabulosos. Cativou-me pela cor da folhagem, pela floração e frutificação. O Rui referiu igualmente que considerava esta espécie como uma das mais adequadas às características do nosso clima.

Encontrei este eleagnus no Wingarden, em Lagoa, e vou ser sincero, comprei-o mais porque queria ter um bonsai desta espécie do que pelas características excepcionais da planta. Aqui está a planta antes de ser trabalhada pela primeira vez no curso com o Rui Ferreira, em Julho de 2009. Infelizmente não cheguei a tirar fotos depois da primeira intervenção, mas ficou logo definido que iria ser trabalhada em semi-cascata. Tinha uma raiz chata que teria de ser alvo de intervenção no primeiro transplante.


Aqui está a planta antes da segunda intervenção, em Dezembro de 2009. Praticamente todo a massa verde que se vê é fruto de crescimento novo desde a primeira poda em Julho.


Depois de ser trabalhada e com a inclinação desejada:


Em Fevereiro de 2010, foi transplantada e colocada neste vaso. A raiz complicada referida mais atrás felizmente pôde ser retirada logo nesta intervenção. O vaso penso que casa bem com esta planta, e vai fazer um bom contraste com os frutos no Outono. Ainda tem muito caminho para andar, mas gosto bastante desta planta e tenho esperança de que possa vir a ser um bom bonsai.


2 comentários:

Mário Eusébio disse...

Viva Nuno!

Está a ficar um projecto interessante e numa espécie não muito vista aqui pelo ocidente!

Continuação de Bom projecto!

Abraço,

Mário Eusébio

Unknown disse...

Viva, Mário.

Como disse, comprei esta planta mais porque queria experimentar com esta espécie do que por achar que tinha características excepcionais. Mas estou a gostar do desenvolvimento e acho que pode vir a ser um bonsai interessante.

O vaso escolhido foi um pouco de recurso, mas acho que acabou por casar muito bem com a planta, não só pela cor mas também por não ter aquela forma normal dos vasos de semi-cascata. Penso que quando a planta desenvolver mais o conjunto vai ficar muito bom, pois o azul-esverdeado vai contrastar bem com a coloração dos frutos.

O Rui Ferreira tem lá no Jardim Bonsai uns eleagnus espetaculares e acabei por decidir tentar com esta espécie por ter visto os trabalhos que ele desenvolveu. Se deres lá um salto, aproveita para ver essas plantas.

Um abraço,
Nuno