sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Hinoki - Actualização Dezembro 2010

Após a transformação mais radical sofrida em 2009, esta planta tinha vindo a desenvolver ao nível da folhagem durante este ano.
No entanto, embora estivesse previsto fazer o transplante apenas na primavera de 2011, alguma coisa fez fez antecipar esta operação para Outubro deste ano. E em boa hora o fiz, pois o estado do substrato estava péssimo!
Aquilo encontrava-se completamente encharcado e a condição das raízes não era nada boa. Sinceramente, tive dúvidas de que sobrevivesse ao transplante. Mas tenho plena noção de que fui o principal culpado por esta situação, pois a rega terá sido em excesso e não deixei secar o substrato como devia ser.
Foi transplantado para este vaso, menor do que o outro mas maior do que aquele que tinha em mente. O substrato é 50-50 akadama e kiryu médios, e penso que poderá favorecer o desenvolvimento das raízes. Ainda bem que o transplante foi feito na aula do Rui Ferreira pois os seus conselhos para a recuperação da árvore foram fundamentais.
Por enquanto, parece ter recuperado ao transplante. Agora é só ver como irá reagir no próximo ano e se irá sobreviver. Em princípio, só lhe voltarei a mexer no próximo Outono para ver se recupera bem a sua condição de saúde e ganha suficiente vigor.
Até lá, vão ser só sopinhas e descanso.


Sem comentários: