sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Junípero #3

Este junípero foi-me oferecido pelo Eduardo do CBA em Novembro de 2008.

Tem uma história interessante na medida em que foi resultante de uma limpeza de um terreno e um amigo do Eduardo avisou-o de que estavam lá amontoados uma série de juníperos que tinham sido arrancados com uma retroescavadora e que se ele quisesse levar alguns poderia passar lá à vontade. Ele foi lá e levou uma série deles que envasou com terra que retirou do campo perto do seu terreno. Como já tinha lá uma série deles, ofereceu-me este e eu não me fiz rogado. Por isso, um grande obrigado para o Eduardo.

Aqui está a planta um mês depois de me ter chegado às mãos, no final de 2008:



Como desenvolveu bem, em Agosto de 2010, levei-o à aula com o Rui Ferreira e sofreu a primeira intervenção, tendo ficado assim:

Frente



Trás



No passado sábado, 27/11/2010, levei-o novamente e sofreu uma segunda intervenção, tendo sido feita a modelação completa que estruturou o futuro desenho. Confesso que, quando peguei nesta árvore, não tinha a mínima ideia para onde é que iria, mas o Rui deu uma volta fantástica a isto e agora estou bastante contente com esta planta.



Irá ser transplantada para a próxima primavera, e já estive a discutir um pouco sobre um possível vaso com o Rui e o Matthijs, e o Rui fez uma proposta de vaso de que gostei muito.

Ainda tem muito que desenvolver e uma série de defeitos a corrigir, nomeadamente, a parte inicial do tronco principal que é muito recta comparativamente com o movimento da zona superior, o que irá ser corrigido com a introdução gradual de shari e o consequente engrossamento da veia viva. Tenho de ter igualmente cuidado com as pinçagens, pois esta variedade de junípero não é das melhores e é mais difícil de compactar a folhagem. Mas estou muito contente com o resultado actual e vamos ver se continua a desenvolver como até agora.

Sem comentários: