quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aquisições Recentes

O meu colega Nuno Nunes do Clube Bonsai do Algarve, por imperativos pessoais, está a desfazer-se de uma parte da sua colecção e eu aproveitei para ficar-lhe com 3 plantas que vieram dar um colorido novo ao meu quintal.

A primeira é este chobujai, um chaenomeles japonica, que o Nuno já tinha há algum tempo e do qual eu sempre gostei muito. Estive presente quando ele mudou para este vaso actual, o qual casa muito bem com a coloração das flores, e foi dos shohin mais bonitos que estiveram presentes na última exposição do CBA.
Quando o trouxe para casa apanhou aquela vaga de calor do início de Setembro e calhou ter havido uns dois dias em que apenas pude regar uma vez. Resultado: secou quase toda a folhagem. Felizmente, recuperou bem e agora está a lançar novamente flor neste período, as quais eu vou retirar pois deve concentrar os seus esforços na acumulação de açucares para o período de dormência e não a andar a gastar energias com novas florações.



A segunda é um pinus silvestris shohin no qual eu andei muito tempo de olho enquanto estava à venda no Jardim Bonsai de Tavira. Quando eu me decidi a comprá-lo (com o dinheiro na mão e tudo), o Nuno já tinha ficado com ele! :(
Mas à segunda foi de vez. Este pinheirito é espetacular na qualidade de casca para o seu tamanho, tendo características muito boas para fazer um shohin de qualidade superior. Existe igualmente suficiente material para fazer madeira morta. É de momento, um dos shohin mais promissores que tenho comigo.



A terceira e última planta tem uma história engraçada. Eu já conhecia esta murta há algum tempo, desde que o Ivo Santos a tinha publicado no seu blog e no fórum Dragaosai, após ter trabalhado a madeira morta da planta. Na altura tinha gostado muito da planta e fiquei surpreendido quando a descobri tempos depois à venda no Jardim Bonsai de Tavira. Na altura, quando o Nuno ficou com ela dei-lhe os parabéns por ter ficado com uma planta tão promissora e tenho acompanhado a sua evolução nas suas mãos nas aulas com o Rui Ferreira.
Assim, aproveitei para ficar com ela e é engraçado como uma planta que conhecemos há alguns anos através da internet acaba por nos vir parar às mãos.
Está com os ramos um pouco compridos porque estes estão em pleno processo de engorda e embora alguns já possam ser podados dentro de um mês ou dois, outros vão permanecer assim mais algum tempo. A imagem que tenho para ela é de um shohin sumo, com destaque para o shari central que terá de ser refinado no futuro.

Sem comentários: