quinta-feira, 29 de setembro de 2011

[Laurus Nobilis] Actualização Setembro 2011

Já há algum tempo que não ponho aqui nada sobre este loureiro.

A árvore tem evoluído bem e tem evidenciado grande vigor, reagindo muito bem às podas e ramificando com facilidade. No entanto, tem tido um ataque constante de cochinilha que tem sido difícil controlar devidamente. Esteve durante este mês entregue ao Rui Ferreira que deu conta da praga, espero eu.

Foi sujeita a um transplante em Março, tendo sido colocada num vaso de treino em plástico que eu tinha adquirido no Congresso da EBA em Lorca, em 2009. Reagiu muito bem ao transplante, embora tivesse rebentado um pouco mais tarde do que o costume. Não foi possível retirar toda a terra de origem, mas isso ficará para o próximo transplante.

Aqui está uma imagem mais recente do loureiro. O vaso ainda é muito grande para a planta, mas como qualquer vaso de treino ajuda ao desenvolvimento das raízes e da massa aérea. A partir de agora vamos começar a trabalhar a ramificação secundária e terciária de modo a ganhar mais pormenor no desenho. Possivelmente, no Outono do próximo ano já será possível retirar o resto da terra de origem e passá-lo para um vaso mais pequeno.



Sem comentários: