terça-feira, 28 de agosto de 2012

[Ulmus parvifolia] Ulmeiro #1

Esta árvore tem uma história engraçada para mim. Foi uma pequena estaca retirada de uma árvore maior que eu trabalhei no meu curso de nível I de bonsai que fiz no Wingarden em 2007, o que quer dizer que é uma das plantas que está comigo há mais tempo, e embora não seja uma árvore extraordinária tem servido para comprovar que realmente os ulmeiros são tanques de guerra no mundo dos bonsai.

Aqui está a imagem de 2007 quando foi retirada e começou a pegar.


Depois em 2009, após uma temporada de crescimento livre para engordar.




No final desse ano levou uma poda valente.





Em 2010, foi transplantada para um vaso de semi-cascata shohin.



Em 2011, teve uma série de complicações ao longo do ano. Primeiro, o gato dos meus vizinhos mandou o vaso ao chão. Felizmente, o torrão não foi muito afectado e pude colocá-lo num vaso de plástico maior com akadama média à volta para que recuperasse da queda. Depois, teve um ataque brutal de aranhiço que parou o crescimento durante uma boa parte da temporada. Felizmente, acabou por recuperar e pude transplantá-lo em 2012 novamente para um vaso mais pequeno onde tem continuado a desenvolver.

Esta é a imagem actualizada desta árvore, em Agosto de 2012. Acabei de lhe cortar o topo que tinha deixado crescer livremente. Penso que neste momento a estrutura base está definida e agora começa o trabalho de refinamento da ramificação. Não é uma árvore da kokufu, mas penso que vai ser um shohin engraçado e que não vai envergonhar em nada o dono no futuro.


Sem comentários: