quinta-feira, 15 de maio de 2014

EBA 2014 - Ávores Vencedoras

Este ano, a comissão de avaliação das árvores expostas decidiu atribuir um prémio para a melhor árvore da exposição e três prémios de mérito. Houve alguma polémica relativamente ao facto de não ter sido atribuído nenhum prémio para shohin, mas o comité da EBA já assumiu que ia rever os critérios da atribuição dos prémios para os próximos congressos de modo a aproximar os mesmos dos utilizados noutros eventos bonsai de relevo na Europa.

Ficam aqui as imagens das árvores ganhadoras, começando pela que venceu o primeiro prémio, uma Tsuga ou Hemlock em inglês. Não é uma espécie muito vista em bonsai no Ocidente embora haja bons espécimes com muitos anos no Japão. Reúne características de outras espécies de coníferas, tendo uma folhagem parecida com o taxus mas com folhas mais pequenas e de formato mais arredondado e a casca aparenta a das piceas. Esta tsuga era realmente uma planta excepcional e tudo nela estava bem elaborado, desde a planta em si, ao vaso que era excepcional, à mesa escolhida, toda a apresentação estava muito boa. Pena que a placa do expositor não fosse mais alta para enquadrar bem a planta. Aqui ficam as imagens.











A árvore seguinte que foi distinguida com um prémio de mérito é um fagus sylvatica. A árvore é impressionante e lembro-me de ter visto algures na internet a sua história referindo que teria começado como uma planta com 3 troncos, tendo posteriormente um dos troncos sido transformado em madeira morta ao mesmo tempo que foi aberto o shari no tronco. Embora seja uma árvore impressionante pelo tamanho, parece-me que ainda precisaria de algum tempo mais para refinar a ramificação, principalmente no topo. O vaso é do Erik Krizovenský e penso que acompanha bem a planta, com aquela curvatura à esquerda que acompanha a linha inicial do shari.




A planta seguinte é um pinus sylvestris duplo tronco simplesmene espetacular, e partes da sua evolução estão expostas neste artigo sobre o pinheiro silvestre. É uma árvore bastante madura e um dos pinheiros de maior qualidade expostos na EBA. Foi pena que teve pouco espaço para ser exposta como merecia e estava colocada numa área um pouco escondida, mas realmente foi daqueles pinheiros que saltava à vista a qualquer um que andasse pelo recinto.








Por último, este crataegus monogyna de duplo tronco também recebeu um prémio de mérito. É uma planta com muita qualidade e que se apresentava em plena floração. A par do crataegus do Tony Tickle, foi um dos melhores representantes desta espécie que estiveram expostos. O modo como foi apresentado também merece elogios, o vaso rectangular dá um ar mais clássico à planta, a mesa e o kakemono também foram bem escolhidos e a figura de bronze do alce complementa muito bem todo o arranjo. Gostaria de ter visto mais espaço entre os elementos mas a composição foi muito bem conseguida.








Sem comentários: