quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Dois juniperos ligados por uma história comum

Para continuar a senda das publicações, aqui fica uma história actualizada sobre dois juniperos que partilham de uma ligação entre ambos de que resultou uma experiência fantástica de minha parte que foi a participação no Congresso Europeu de Bonsai da EBA em 2014, que decorreu em Wrokslaw na Polónia.

O primeiro junipero é um shimpaku e foi o utilizado no concurso Novo Talento da Exposição do Clube Bonsai do Algarve, decorrida em 2013, em Portimão. Nesses concursos costumava ser escolhido o vencedor como representante do CBA no concurso Novo Talento do Congresso Nacional de Bonsai. Por acaso, não fui eu quem ganhou mas sim o nosso colega Carlos Madeira, mas por impossibilidade de se deslocar ao Porto para participar no Congresso, acabei por ser eu o representante do CBA nesse ano. Foi transplantado em 2014, numa aula com o mestre Rui Ferreira. Este junípero foi trabalhado recentemente num Workshop com o Salvador De Los Reyes, organizado pelo CBA.

A primeira imagem é de 2013, sendo a segunda de 2016, após o Workshop. A posição mudou ligeiramente, foi aberto e limpo um shari, mas ficou a ganhar bastante e tem um futuro muito interessante pela frente.



Este segundo junípero é um itoigawa foi o que eu trabalhei no concurso Novo Talento no Congresso Português de Bonsai de 2013, e com o qual ganhei o concurso nacional e tive assim a oportunidade de representar Portugal no Congresso Europeu de Bonsai, na Polónia em 2014.

A árvore tem desenvolvido bem ao longo destes anos, sempre com bastante vigor e foi transplantado em 2014 numa aula com o mestre Rui Ferreira onde foi colocado na posição correcta. Na sequência do workshop recente, a vontade de trabalhar foi muito forte e levou uma nova poda mais forte, tendo-se sido cortado o primeiro ramo da esquerda. Penso que agora a estrutura está melhor definida e prepara-se para nas próximas temporadas aumentar a ramificação.

A primeira imagem da esquerda é da árvore antes de ser trabalhada, em 2013. A segunda imagem é depois da modelação realizada no NT 2013. A terceira imagem mostra a árvore em 2015, já transplantada no mesmo vaso mas com outra posição e mostra o vigor com que desenvolveu. A última imagem foi depois do trabalho agora realizado, muito mais despida mas melhor estruturada e pronta para os trabalhos seguintes.




Sem comentários: